sexta-feira, 17 de março de 2017

Por que o Narcisista precisa de sua admiração

Sabemos que os narcisistas precisam de um público, mas precisamos saber qual público eles dependem para sabermos com quem estamos lidando.


O narcisista que você conhece é grandioso ou vulnerável?

Uma nova pesquisa sugere que eles aprimoram a arte da auto-apresentação de diferentes maneiras e por diferentes razões.

Se tens um narcisista em sua vida, estas descobertas podem ajudar a saber os motivos para teres um carrapato em sua vida. Esse texto poderá ser um alerta para saberes as próximas jogadas e não caíres na lábia e na sedução do seu narcisista.

Ele é grandioso ou vulnerável?

Ambos os tipos de narcisistas sentem-se legitimados, são exploradores e têm fantasias desmesuradas sobre poder, mesmo que a primeira impressão seja notadamente diferente.

O narcisista “grandioso” se apresenta como alguém socialmente habilidoso. Está no comando, é incrivelmente seguro de si e extrovertido. Ele parece e soa bem.

Em “contraste”, ao narcisista “vulnerável” que pode apelar a seu protetor interno. À primeira vista, parece um tanto introvertido, tímido, pode até ser um tanto neurótico e distraído ou contemplativo.

Essa primeira impressão se dissolve ao longo do tempo quando você o conhece melhor e ele começa a parecer mais arrogante, às vezes até rude, e mais do que um pouco presunçoso.

Ambos os tipos se concentram na auto-apresentação, que é fundamental. Os pesquisadores definem a auto-apresentação algo ativamente controlado. É como o eu é percebido. A apresentação de um comportando visando cultivar uma percepção uma apresentação.

A auto-apresentação pode ser assertiva ou defensiva e verifica-se que, enquanto o narcisista grandioso usa de táticas assertivas, os defensivos não as utilizam. Narcisistas vulneráveis, como mostram dois estudos, usam táticas assertivas e defensivas.

Aqui está uma lista útil que os pesquisadores fornecem e que pode ser usada para verificar que o tipo de narcisista que você encontrou.

Táticas assertivas para auto-apresentação


Aprimoramento

Basicamente, ele exagera sobre suas realizações e posses. Rapidamente ele fala sobre seus cases de sucessos e aquisições - a casa, o carro, o trabalho. Qualquer coisa que você pode fazer, ele pode fazer melhor.


Intimidação

Ele manipula ou intimida pessoas para ganhar respeito ou aceitação. Ele sempre sabe mais e melhor do que qualquer um. Ele pode até mesmo ridicularizar ou zombar de você no processo.


Lisonjeiro e bajulador

Ele é lisonjeiro. Lisonja é o nome do jogo e as chances são boas, para você gostar dele por ser ele - tal como ele planejou.


Correto

Ele é o número # 1 por uma razão, ele não é tímido. Ele fazer questão de dizer que ele é a melhor pessoa a mais correta, a mais honesta que irás conhecer.Ele recebe o crédito por cada evento positivo, merecendo ou não.


Crítico

Ele é rápido para críticar outros, então ele parece ainda melhor em comparação a todos. Elogiar os seus colegas? Só se for por interesse e olhe lá. Ele irá analisar o comportamento e a função de seus amigos e vai te dizer por que você não deveria conviver com eles. Reduzir os outros é a maneira dele se construir.


Súplica/Implora

Pode parecer fora do seu caráter vindo de alguém tão autoconfiante, mas ele é realmente muito charmoso. Ele sabe implorar e convencer você que ele é muito melhor que os outros amigos... Claro, isso é uma maneira de fazer você fazer o que é melhor para ele.


Exemplificação

Ele está sempre ansioso para descrever um exemplo brilhante de como todos devem agir. Isso faz você acreditar que ele se importa com os outros, mas não é verdade!? .


Táticas defensivas para auto-apresentação



Desculpa

Sempre que algo dá errado ou não é inesperado, não é culpa dele. Sempre.


Justificação

Não é tão ruim quanto parece. Ele sempre tem uma desculpa à mão, não importa o qual. Ele minimizará o que aconteceu para que ele não pareça um fracasso.


Ele é Legal

Ele sempre reduzirá suas expectativas antes que algo aconteça. Dessa forma, ele não se compromete com o resultado.


Eficiente

Ele é rápido e sabe enumerar todas as coisas que estavam no caminho do seu sucesso para não assumir a responsabilidade de que fracassou. E se você não consegue ver os obstáculos, é seu problema, não dele.


Desculpas

Sim, ele é rápido para assumir a culpa, porque sabe que se ele se desculpar e prometer nunca repetir, ele poderá errar novamente, Via de regra provavelmente você não vai ver o que aconteceu e não vai associar ao reflexo de seu verdadeiro caráter.


Diferentes motivações para cada

Pesquisas anteriores haviam sugerido que narcisistas grandiosos são motivados por objetivos quando se aproximam - sentindo-se bem consigo mesmos - enquanto os narcisistas vulneráveis são impulsionados pela evitação/furtivos – sentem-se mal consigo mesmo ou sendo rejeitado.

Esses estudos confirmaram que, juntamente com a descoberta de que narcisistas grandiosos às vezes dependiam da tática defensiva de justificação, o pedido de desculpas ou súplica ou qualquer coisa que o fizesse parecer fraco estava fora de cogitação. Não era provável que os narcisistas vulneráveis usassem a tática de se desculpar, mas sim de desculpar e justificar-se, de se auto-incapacitar e de fazer renúncias - além de usar a maioria das táticas assertivas. (Uma nota: o narcisista que eu conhecia dava desculpas sem sentido o tempo todo para desviar a atenção. Na verdade, ele colocou uma cereja no topo, chorando lágrimas viris.

Se considerar que o narcisista grandioso é motivado por ser validado e aceito; o narcisista vulnerável procura evitar a rejeição, juntamente com a necessidade de ser validado, há uma lógica para as táticas que eles usam.

Fato é que o narcisista precisa se sentir bem (ou não ruim) sobre si mesmo para manter o equilíbrio - se isso está mantendo a vibração "Eu sou melhor do que ninguém" ou "Ninguém está vendo as sombras na minha armadura" beleza estou de boa. O que quer que eles estejam fazendo ou dizendo, tenha a certeza de que não é sobre você.

adaptação do texto de Peg Strep 
por Martína Mädche, advogada
OAB/RS 60.281

Martína Mädche, sou fundadora do blog, sendo que este projeto busca inspirar e transformar as vidas de pessoas. Tenho familiaridade com as conversas internas que temos. Conheço pessoalmente o diálogo interno negativo que e se manifesta a vergonha em tudo: relacionamentos, comunicação, parentalidade, o caminhar da vida. Através de minhas experiências familiares e profissionais, procuro ajudar homens e mulheres a percorrerem o processo de libertar-se de suas lutas internas. Nesse blog encontrarão orientações, diversas práticas e treinamentos que visam dar apoio  em momentos de conflito e crise familiares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário