terça-feira, 20 de dezembro de 2016

A Mulher Narcisista e seus comportamentos

A Mulher Narcisista
Martína Madche


Estatisticamente 75% dos narcisistas são homens e em geral são pequenas as diferenças entre seus comportamentos. Só que na manifestação do narcisismo existe algumas diferenças, pois enfatizam coisas diferentes. Por exemplo, via de regra os homens enfatizam o intelecto, o poder, a agressão, o dinheiro ou status social. As mulheres tendem a enfatizar o corpo, olhares, o encanto, a sexualidade, “traços” femininos, do lar, ou seus filhos ou de seus filhos.

As mulheres narcisistas se afirmam ou com seu corpo, podendo inclusive podem manifestar anorexiia nervosa ou bulemia. Ou então ostetam e exploram os seus encantos físicos, sua sexualidade e sua vida social e cultural afirmando sua “feminiliade”. Elas garantem sua fonte de idolatria através do seu papel mais tradicional de gênero, a casa as crianças, as carreira, adequadas, seus maridos/esposas, seus traços femininos e seu papel na sociedade, etc.

Outra diferença e a forma como reagem ao tratamento. As mulheres são mais propensas a se envolver em terapia, porque via de regra, é mais comum às mulheres a admitirem seus problemas psicológicos. Os homens estão um pouco menos inclinados a divulgarem seus problemas (devido ao machismo enraizado) – não significa necessariamente que eles são menos propensos a admitir para si mesmo seus conflitos emocionais.

A regra geral da pessoa narcisista não pode ser esquecida: o narcisista usa tudo ao seu redor para obter o seu (ou sua) fonte de idolatria narcísica. Via de regra nas mulheres essa fonte se torna um filho devido a forma como nossa sociedade ainda está estruturada e ao fato que as mulheres são ainda as únicas a darem a luz. É mais fácil para a mulher pensar em seus filhos como sua extensão porque uma vez que na verdade eram suas extensões físicas pois estavam conectados no útero havendo assim uma inteiração mais intensa e extensa.

A mulher narcisista respeita seus filhos como fontes significativa para seu ego, enquanto o narcisista masculino é mais propenso em considerar seus filhos como um incômodo e não como uma fonte de gratificação e abastecimento. Como ainda vivemos em uma sociedade de desigualdades, os homens tem diversas fontes narcísicas para seus egos, já a mulher luta para manter a sua mais confiável fonte de abastecimento que são seus filhos. Então ela inicia desde cedo uma doutrinação insidiosa, culpa, sanções emocionais, privações e outros mecanismos psicológicos, ela tenta induzir uma dependência neles que não pode ser facilmente rompida. Não há diferença na psicodinâmica comportamental entre o narcisista homem e mulher e sim há diferença em suas escolhas de fonte narcísica.

A mulher narcisista exerce a mesma técnica de controle que o narcisista homem, são emocionalmente abusivo, são mestres em “controle” através da força verbal, um raciocínio aguçado e chantagem emocional. Esse tipo de pessoa se agarra ao seu sistema de crenças, não importam quantas vezes for confrontada com provas contrarias, por mais errados que estejam mais drama e indignação irão exibir.

Aqui estão algumas táticas de controle comuns de uma mulher narcisista:

  1.   A mulher narcisista começa uma conversa ou ataque com um tópico. Quando você começar a apresentar fatos que são contrários as suas crenças, por mais verdadeiros que sejam para ela é um engodo, você nunca tem razão. Ela sai pela tangente, muda de assunto ou faz uma nova acusação. Enquanto você ainda esta defendendo o seu pontoo de vista original ela já tirou da cartola mais uma série de problemas, culpas e tópicos podendo inclusive serem completamente alheios.
  2.  Ela manda calar a boca! Ao explicar os seus sentimentos ou ponto de vista, este tipo de mulher pode brutalmente dizer lhe que pare.. “cale a boca”! O narcisista não pode lidar com a verdade, eles não medem esforços para negar e destruir a outra pessoa.
  3. Xingamentos! Este é o último recurso dos narcisista e outro valentões. Se eles não podem defender sua posição ou seus comportamentos, eles recorrem a ataques pessoais baseados em emoções. É outra técnica de distração que desvia do ponto original da disputa por colocá-lo na defensiva.
  4. Projeção! Elas acusam e responsabilizam suas vítimas por ações ou pensamentos que elas causaram e são culpadas. Este é um mecanismo de defesa primitivo. Por exemplo uma vez escutei uma mãe culpando a filha pelas festas de aniversário que teve que fazer na infância....
  5. Divisão! O narcisista enxerga o mundo como se fosse tudo ou nada, bem contra o mal, preto no branco. Ele tem pouca capacidade de compreender um contexto ou uma nuance. Ou você vê as coisas à sua maneira ou você deve ser invalidado. VocÊ não pode concordar e discordar com esse tipo de mulher. Qualquer crítica, diferença de opinião ou desafio à sua autoridade é viso como uma ameaça e você será tratado de uma forma, de modo a ser desvalorizada e demonizada. Este é o outro mecanismo de defesa primitivo.
  6.  Preparar e atacar! Para um narcisista não é o suficiente haver discórdia ou desprezo. Todos as outras pessoas no seu mundo incluindo sua própria família e amigos, devem ser odiados e derrotados por estarem errados.
  7. Gaslighting! As mulheres que usam essa tática negam coisas que falaram e fizeram (e muitas vezes a vítima das mesmas transgressões que elas cometeram). Elas distorcem a realidade afirmando que o evento nunca aconteceu... (você imaginou... você deve estar louco) até que você comece a duvidar de sua própria sanidade...
  8. Gritos! Não há lógica! A mulher narcisista e emocionalmente abusiva quando mais errada ela estiver mais aumentará o tom de voz/ou mais teimosa ela fica. Seu nível de falsa indignação, vingança e retirada emocional é na proporção direta a forma como enfrenta você. Ela vai para cima, gritando, repetindo as mesmas afirmações simplistas, emocionalmente carregadas até que ela abafe a razão, ou simplesmente se retira com ignorância até que você envie um pedido de desculpas pelo seu “crime”.
  9. Culpa e vergonha! O narcisista culpa os outros por tudo o que está errado em sua vida e nunca considera como ele próprio contribuiu para a situação ou qual a sua responsabilidade, inclusive se estão infelizes nunca foi culpa deles... há sempre algum culpado. Eles transferem a responsabilidade para você parecer ruim ou louca, sempre fazendo um esforço para que no final estejas envergonhado e culpado.
  10. Descarregando na vítima. Quando a mulher narcisista é colocada contra a parede ou suas desonestidade vem a tona não podendo negá-la, elas dão uma volta, e jogam a justificativa e a responsabilidade de sua conduta na vítima. Elas afirmam que apenas reagiram a uma agressão e que estão sendo injustamente atacados, portanto agiram em “legitima defesa”, pois elas sempre defendem a verdade, são as mais honestas,corajosas e integras. São praticamente iluminadas!

Com amor 
Martína Mädche 

Texto original de ,  
adaptado por Martína Mädche, advogada

OAB/RS 60.281
Martína Mädche, sou fundadora do blog, sendo que este projeto busca inspirar e transformar as vidas de pessoas. Tenho familiaridade com as conversas internas que temos. Conheço pessoalmente o diálogo interno negativo que e se manifesta a vergonha em tudo: relacionamentos, comunicação, parentalidade, o caminhar da vida. Através de minhas experiências familiares e profissionais, procuro ajudar homens e mulheres a percorrerem o processo de libertar-se de suas lutas internas. Nesse blog encontrarão orientações, diversas práticas e treinamentos que visam dar apoio  em momentos de conflito e crise familiares. 
Caso precise entrar em contato: Martína Mädche
Advogada e Profissional de Ajuda.
Contato: martina.madche@gmail.com
Grupo de Apoio do face: Separei e Agora?
Comunidade: Martina.MädcheComunidade: Divórcio para Eles
Comunidade: Divórcio para Elas

15 comentários:

  1. Nunca li tanta besteira em minha vida.
    Você está absolutamente errado ou errada em relação a isso.
    Já começa falando que 75% dos Narcisistas são homens. Isso é absurdo. Está totalmente errado. De onde saiu esse número???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso e irrelevante, ficou ofendido por ser mostrada essa estatística, isso não importa, o fato é que quem convive com esse tipo de pessoa esta em serio risco de enlouquecer ou ter sua personalidade danificada pra sempre.

      Excluir
  2. É exatamente isso, e a culpa de não dar certo quando tentamos voltar é toda minha, pois só procuro "coisas" ruins nela, depois de inúmeras mentiras, muitas vezes reveladas por ela mesma em momentos de raiva com a intenção de deboche, agressões físicas, falsas acusações com palavras de baixíssimo calão, sendo que diz ter consciência de ser abusiva, logicamente não mais do que eu, posso até ter tido atitudes abusivas com ela, mas consequências de toda tortura psicológica que sofri, pois venho de um relacionamento anterior de 13 anos, extremamente tranquilo, onde a confiança era mútua, tanto que minha ex mulher é comissária de bordo, enquanto que com a np sequer posso sair de casa sem avisar por msg onde vou, trajeto detalhado, ela faz o mesmo, passo a passo do que está fazendo, inclusive depois de sair de casa, único detalhe é que por livre e espontânea vontade.
    Este tópico ajudou a decidir desistir de vez, descreve tudo o que passei, não sobra nada.

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma esposa que tem todas essas características...me fez parecer um péssimo marido...agora vejo a besteira que fiz por me deixar seduzir por
    ela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estamos na mesma amigo... gritos e nunca estao erradas

      Excluir
    2. Conselho: fuja dessa pessoa. E, logo!
      No começo dói. Mas, você sobreviverá, mesmo, não voltando a ser inteiro como antes de conhecê-la. Mas, se ficar... corre o sério risco de ser destruído. E ela? Irá trocá-lo pelo primeiro que puder oferecer o que ela tanto deseja: suprimento narcisista. É disso que ela se alimenta. E não ache ruim que apareceu outro, na verdade, deseje a ele boa sorte, pois, ele vai precisar.
      Agora, o risco que se tem em uma relação dessas são inúmeros, dentre eles, pense... para destruí-lo, ela poderá se utilizar até da lei maria da penha, o que não está sendo raro os casos neste sentido. Um exemplo: gritar ou xingá-la? Lá vai uma violência psicológica, uma injúria, difamação ou calúnia... quando você é a vitima. Mas aí... até você explicar que fucinho do porco não é tomada... estará respondendo processo, perdendo emprego, amigos e etc.
      Deixe uma mulher dessas, invistam em vocês mesmos, vão para um bela terapia e verão uma versão de um mundo muito melhor.

      Excluir
    3. Tambem vivo isso e so agora percebi amigos nunca e tarde estamos em sériosriscos pessoas assim estao longe de serem humanas sao como demônios em forma de gente a pessoa erra nao tem humildade para pedir desculpas e ainda te acusa de varias coisas para confundir vc mais eu ja me liguei e nao caio mais se quer vencer o iimigo conheça ele primeiro eu ja conheci a minha vive comigo agora é minha vez de derrubar sem tocar um dedo

      Excluir
    4. É mais imagine alguém entrar em uma relação com todo este conhecimento prévio?

      Excluir
  4. Estou em uma relação com uma mulher narcisista. É exatamente assim que ela me trata. Estou fazendo planos para uma fuga que, infelizmente, vai demorar um tempo por conta das dívidas que tenho. Mas, o fato de eu estar a apreender conhecimento sobre esse transtorno vai me ajudar a escapar das armadilhas, nas quais, por desconhecimento, eu caía facilmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza a libertação leva tempo. Vamos nos fortalecendo com conteúdo que aprendemos. Vais chegar lá. Um passo por vez! Se dar conta é o primeiro passo e o maior deles

      Excluir
  5. Esposa narcisista , primeiro vai te seduzir conquistar, ver seu pontos fracos e devagar vai lhe deixando na mão dela. Geralmente começa tirando você da sua família, e trazendo você para dentro da dela á amais perfeita das famílias. Logo começa e te fazer inúmeras perguntas se você foi ao futebol com amigos ou bares etc, até chegar ao ponto de você não sair mais para evitar brigas. Tão pouco percebe-se que seu pagamento esta sendo monitorado e logo controlado, *Estratos, conta online etc* . Se tiver filhos cuidado pois com certeza ela irá utilizá-los a favor para mexer ainda mais com seu psicológico. Não sabem pedir perdão, nunca estão erradas, sempre são as que mais trabalham, fazem coisas , cuidam dos filhos, resumindo elas são TOPS, e as pessoas ao seu redor,exceto pai e mãe dela, são qualquer um ou escravos de seu ar de superioridade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, disse tudo, o triste de tudo isso que a gente só percebe na hora em que ela sente desprezo por ti e você percebe também que sempre teve que se humilhar para ter sexo, atenção e concordância em sua opinião.

      Excluir
  6. A mulher narcisista é fria, calculista,inventa situações. Não se importa com ninguém. É muito fácil ela eliminar da as pessoas de sua convivência se for questionada
    Em resumo, se torna um monstro e acaba aniquilando o outro com a maior tranquilidade.
    Só posso lamentar pois essas pessoas terão um triste fim.
    Fé, força, ânimo e coragem para todos os afetados.
    Lutem, pois todos tem direito a felicidade!
    Com Deus, somos mais fortes! 🙏

    ResponderExcluir
  7. Estou há mais de 20 anos sofrendo com depressão e outros transtornos que me dificultam trabalhar, estudar e conseguir visualizar dias melhores, e só agora consegui fazer um diagnóstico do que ou quem estou enfrentando...Temos 2 filhos, que me motivam a viver, mesmo sendo difícil, mas já tentei suicídio por 2 vezes. Preciso manter esperança de que vou sair dessa. Força pra todos nós.

    ResponderExcluir