quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Quais os sinais de que estás em um relação com um narcisista?

Sinais de que você foi abusado por um narcisista

Sinais de uma relação com um narcisista


DUVIDA DE SI MESMO

Estás duvidando de si mesmo mais do que nunca? Vítimas de pessoas narcisistas sempre duvidam de si mesma, buscam constantemente esclarecimento de que não cometeram um erro ou que perderam a sanidade. Trata-se de uma adaptação ao abuso sofrido, pois o narcisista é sempre a pessoa certa, ele desloca a culpa para que recaia sempre em cima da vítima seja em problemas de relacionamento ou na vida pessoal dele. Essa transferência de responsabilidade, inclusive por coisas que nunca fizeste, vai ocorrer em todo o relacionamento com o narcisista. Abalar a segurança e auto-estima do outro é o objetivo do narcisista, pois a pessoa humilhada e envergonhada é submissa às vontades dele.

CONFUSÃO

A confusão é uma conseqüência do abalo emocional sofrido e explicado anteriormente. Uma pessoa que duvida constantemente de si mesma fica naturalmente confusa, portanto a CONFUSÃO é parte integrante do abuso narcisista. Quando o outro extrapola os limites, transgride, e abala sua essência, até a mente mais lúcida começa a duvida de si mesma. Um dia acordamos e não conseguimos mais visualizar as fronteiras da realidade tudo parece um grande BORRADO. É confuso sabe que não somos responsáveis pelo comportamento, mas quando somos constantemente criticados, pensamos e sentimos como se fosse. 

O narcisista tem uma mente muito perspicaz. É uma pessoa muito inteligente, pois sabe que uma mente divida e conquistada é um alvo fácil, suscetível e vulnerável para suas intenções Trata-se de uma técnica abusiva que deixa a pessoa tão fragilizada incapaz de se dar conta da confusão da sua mente e tudo isso é acoplado ao que chamamos de “Gaslighting”. “Gaslighting” é uma técnica de abuso psicológico usada pelo narcisista para incutir confusão e ansiedade na vítima a ponto de não mais confiar na própria memória, percepção e julgamento.  Com essa técnica a vitima percebe que há algo estanho, porém ela não acredita. A pessoa luta contra a manipulação, mas é confundida ainda mais porque ele usa do abuso verbal, ou seja, ele da apelidos e usa de palavras que abalando a auto-estima da pessoa.  Então a vítima é “sensível demais”, “louca”, “imaginativa”,  “sonhadora” e assim vai...

Gradualmente a vítima começa a não acreditar mais em suas próprias percepções e passa a duvidar de si mesmo. Emocionalmente quebrada e incapaz de confiar em si mesmo se isolam ainda mais. Agora a pessoa duvida de tudo sobre si mesma, seus pensamentos, opiniões e idéias. Neste momento, se tornam dependentes do narcisista para avaliarem a sua realidade.  E assim, a vitima passa a ser controlada e ainda mais ser responsável por tudo que pode ocorrer de ruim ou errado na vida do narcisista, pois a vítima aceita essa responsabilidade que o narcisista implantou com êxito. A pessoa fica tão confusa e passa a ser um perfeito bode expiatório para os seus problemas.

SENTINDO-SE LOUCA

Cada minuto de cada hora de cada dia ao lado de um Narcisista, que tem uma desordem mental, ou desordem de personalidade, cria DESORDEM em sua mente. Se achares que ter uma pessoa louca constantemente te culpando por ser louca, não é enlouquecedor te apresentarei um narcisista que irá te convencer do contrário. Esta desordem não é apenas um relacionamento afundando. Essa desordem não é coisa de criança. É CRUEL, pois estou falando de transferência de maldade e DISTURBIO MENTAL de uma pessoa para outra que não a tem e não é. 

Nunca havia sido diagnosticada com alguma loucura ou distúrbio. Passei toda a infância sem nenhum professor perceber algo de errado comigo. Passei por psiquiatras, psicólogos e nenhum diagnóstico de qualquer insanidade, ou de que havia algo de errado na minha saúde mental. Pessoalmente sempre fui uma pessoa que se comprometia com os outros, era resistente, mentalmente inclusive, já havia passado por muitas coisas na minha vida que tivessem feito outros desmoronarem, no entanto, quando namorei alguém com esse distúrbio me vi desesperada ao ver a manipulação e as coisas que ele fazia as pessoas acreditarem. Com a separação aquilo aumentou de forma exponencial, pois me torne sua inimiga. Tornei-me alvo de uma pessoa com um problema. As pessoas me dizem que eu estava magoada e machucada, mas não é, é diferente.

DESTROEM!

Quando cheguei na minha psicóloga para pedir ajuda eram tantos sintomas que eu sentia que falei para ela não sei o que tem de errado. Não me sentia mais como eu! Nem sabia mais o que significava ser eu. Sentia algo  EXTREMAMENTE TÓXICO e não sabia por quê "... ...
 Este deve ser o alerta quando uma vítima de abuso narcisista se apresenta aos terapeutas. Uma "queixa". Inexplicável. Na minha primeira consulta com minha terapeuta foram exatamente essas palavras "Eu não sei o que tem de errado comigo, mas é muito SÉRIO!" Eu senti uma tremenda confusão, mas não sabia explicar e articular minhas idéias. (Outra bandeira vermelha já que normalmente eu era capaz de articular meus sentimentos e dar explicação sobre mim em profundidade). Como foi que depois de 33 anos explicando analisando e discutindo minhas próprias deficiências muito bem, agora eu não conseguia entender, explicar a minha vida e explicar para a minha terapeuta o que estava tão "errado" comigo. A sua resposta, me libertou, ela realmente me disse: "ESTÁS EM UMA RELAÇÃO DOMÉSTICA VIOLENTA COM UM NARCISISTA". Minha terapeuta tem alguma experiência com essas pessoas. Tinha TESTEMUNHADO suas condutas durante alguns episódios. Uma vez segurei o telefone durante uma sessão, para que ela pudesse ouvir o narcisista do outro lado, me questionando sobre minhas condutas, "Acusando-me de ter problemas mentais e de relacionamento".  Vitimas relatam que perderam sua “LUZ” mesmo após anos depois do término do relacionamento. Parece que perderam sua motivação, a crença na vida! Não sabíamos que vivíamos em uma zona de guerra com um tirano narcisista, não conseguimos compreender as palavras e o abuso, porque sentimos demais e principalmente porque tudo era disfarçado pelo “amor”! Quando procuramos ajuda de um terapeuta nos apresentamos incapazes de falar sobre um abuso, pois nós mesmos não entendemos nada. A própria palavra “narcisista” e “vitima de narcisista” não dizem nada, não fazemos a menor idéia do que está causando dor. É por isso que é TÃO IMPORTANTE falar! Devemos falar como os narcisistas parecem, o seu modus operandi, as palavras e frases que usam, de modo que quando uma vítima de seu abuso começa a procurar respostas, eles serão rapidamente capazes de identificar quem eles são e se estão envolvidos com um narcisista. Na síndrome da vítima narcisista procuramos um conjunto de sintomas e poucos emergem muitos outros sintomas de trauma (bloqueio, perda de interesse, sentimento desapegado, sensação de futuro limitado, dormir ou comer com dificuldades e pesadelos, irritabilidade, hiper-vigilância, facilmente assustados, Flashbacks, desesperança, doenças psicossomáticas, automutilação, pensamentos de suicídio, etc.). Algumas vítimas desenvolvem síndrome de Estocolmo e querem defender e amar o agressor, apesar do que eles passaram.

DISSOCIAÇÃO

As vítimas tendem a "dissociar-se" ou separar-se de suas emoções, corpo ou ambiente. Vivem em uma zona de guerra onde todas as formas de poder e controles são usados contra elas (intimidação, abuso emocional, físico e mental, isolamento, abuso econômico, abuso sexual, coerção, controle etc.), a ameaça de abuso está sempre presente. A dissociação é um mecanismo de enfrentamento automático contra estresse irresistível. Os sintomas de dissociação resultantes de trauma podem incluir a despersonalização (desconectando a consciência do corpo de seu eu físico) anestesia psicológica, desvinculado da vida e paixões, ou amnésia em relação aos eventos do abuso. Tem-se a hipótese de que a dissociação pode proporcionar um mecanismo de defesa temporariamente eficaz em casos de traumatismo grave; Entretanto, a longo prazo, a dissociação está associada com diminuição do funcionamento psicológico e do ajuste social. Outros sintomas, por vezes encontrados juntamente com a dissociação em vítimas de abuso traumático (muitas vezes referido como "seqüelas de abuso") incluem ansiedade, baixa auto-estima, somatização, depressão, dor crônica, disfunção interpessoal, abuso de substâncias, automutilação e idéias ou ações suicidas. Estes sintomas podem levar a vítima a apresentar erroneamente os sintomas como a fonte do problema.

TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS TRAUMATICO (TEPT)

Não posso encerrar sem falar em (TEPT). Um dos sintomas das vítimas de um narcisista é ter ataque de ansiedade cerebral que faz com que todo o seu corpo ganhe vida com um medo palpável. A batida do coração é acelerada, os pensamentos e os medos intrusivos ficam girando – imagens do abuso se repetem mentalmente. Isso é chamado RE-LIVING, ou seja, reviver a experiência de sofrimento. É como se o evento de abuso traumático está sendo vivido novamente neste momento. Todas as emoções do medo, da vergonha, da humilhação, tudo pesa sobre seu ombro OUTRA VEZ e OUTRA VEZ.

Entorpecimento Físico - (dedos dos pés, dedos, lábios) é comum, o entorpecimento emocional (especialmente incapacidade de sentir alegria).
Evitar lugares, sons, gostos e canções que os lembrem de seu agressor ou abuso. Sentimentos intensos de ansiedade mesmo quando se tratam apenas de revisita memórias.

Perda de Memória - Quase todas as vítimas relatam que sua memória foi prejudicada. Parcialmente devido ao bloqueio consciente, bem como dos danos causados ao hipocampo, e área do cérebro ligada à aprendizagem e memória.

Necessidade de Solidão / Tendência para Isolar- Estamos exaustos após abuso narcisista. Sentimentos a necessidade de se afastar, o isolamento é comum; Só queremos estar em nossa cabeça por um tempo, encontrar nossas próprias respostas; por isso a solidão é procurada.

Falta de alegria e esperança - Incapacidade de sentir alegria e amortecimento de sentimentos amorosos para com os outros são comumente relatados. Tememos nunca mais ser capaz de sentir amor ou confiança novamente. Qualquer relacionamento se torna muito sombrio e sentimos por um futuro encurtado às vezes com justificativa.

Insônia- melatonina tornou-se meu novo melhor amigo após o abuso narcisista. Os pesadelos e terrores noturnos podem ser esmagadores a ponto de que o bom sono reparador é praticamente impossível. Cochilos são minha nova paixão. O sono torna-se quase impossível, apesar da constante fadiga; quando dormimos o sono obtido tende a ser insatisfatório, não é reparador, nem mesmo restaurativo. Ao acordar, a pessoa muitas vezes se sente mais cansada do que quando foi para a cama. Sentimentos depressivos chegam muito cedo pela manhã, e para fugirmos deles acabamos tentando dormir de novo. Sentimentos de vulnerabilidade e solidão podem ser aumentados durante a noite.

Ansiedade, Culpa e Perturbação Pensamentos – A vítima se torna muito irritadiças. A pessoa freqüentemente experimenta visões obsessivas de violência acontecendo com o narcisista esperando por um acidente, ou qualquer tipo de violência que se possa imaginar contra ele; Os sentimentos de culpa resultantes limitam ainda mais o progresso na cura.

Luta e/ou Fuga- Vivemos em estado de alerta para perigo não importa o ambiente! E pior, qualquer mudança nos causa perturbação e abala nossa fragilidade - causando a resposta de sobressalto.


Consciência dos Sintomas- É muito angustiante perceber que somos diferentes de quem éramos antes do narcisista; FUNDAMENTEMENTE DIFERENTE. Quando estamos conscientes de que o TEPT (TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS TRAUMATICO substituiu o narcisista, o trauma emocional drena qualquer sopro de qualquer esperança de nos LIBERTAR PERMANENTEMENTE DO NARCISISTA. Não queremos ser constantemente lembrados e queremos ficar bem longe da pessoa da qual escapamos. Queremos viver livremente, no entanto os sintomas, são um lembrete constante de que NÃO ESTAMOS.

por Martína Mädche, advogada
OAB/RS 60.281


Martína Mädche, sou fundadora do blog, sendo que este projeto busca inspirar e transformar as vidas de pessoas. Tenho familiaridade com as conversas internas que temos. Conheço pessoalmente o diálogo interno negativo que e se manifesta a vergonha em tudo: relacionamentos, comunicação, parentalidade, o caminhar da vida. Através de minhas experiências familiares e profissionais, procuro ajudar homens e mulheres a percorrerem o processo de libertar-se de suas lutas internas. Nesse blog encontrarão orientações, diversas práticas e treinamentos que visam dar apoio  em momentos de conflito e crise familiares. 


Caso precise entrar em contato: Martína Mädche

Advogada e Profissional de Ajuda.
Contato: martina.madche@gmail.com
Grupo de Apoio do face: Separei e Agora?
Comunidade: Martina.Mädche
Comunidade: Divórcio para Eles
Comunidade: Divórcio para Elas

Nenhum comentário:

Postar um comentário