terça-feira, 8 de dezembro de 2015

SERVIÇOS DE SAÚDE ESPECIALIZADOS PARA MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA

SERVIÇOS DE SAÚDE ESPECIALIZADOS PARA MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA

1 - O QUE SÃO?

Esses serviços integram a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, coordenada pelo governo federal.

São locais que contam com equipes formadas por médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos. São centros e hospitais capacitados para atender de graça os casos de violência doméstica, familiar e íntima contra as mulheres, além de qualquer caso de violência sexual contra elas.

Para as mulheres que sofreram violência sexual, oferecem contracepção de emergência (pílula do dia seguinte, para impedir gravidez), prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e o encaminhamento, em caso de gestação, a hospitais públicos que realizem o aborto.

No caso de violência sexual, qualquer hospital da rede do SUS tem a obrigação de oferecer atendimento imediato e gratuito às vítimas. Entretanto, o hospital do SUS mais perto da sua casa pode não estar preparado para isso. Portanto, recomendamos procurar preferencialmente um serviço de saúde especializado, listado no site da Secretaria de Políticas para Mulheres.

2 - COMO ENCONTRAR?

Você pode ligar para o número 180 (Central de Atendimento à Mulher) e perguntar; ou pode acessar o site da Secretaria de Políticas para Mulheres, conforme ensinamos abaixo.

Acesse: https://sistema3.planalto.gov.br/spmu/atendimento/atendimento_mulher.php

A seguir, no mapa do Brasil, clique no Estado onde você ou a vítima está. Selecione a primeira opção (em roxo): Serviços Especializados de Atendimento à Mulher.

Abaixo desta opção, vão se abrir itens escritos em verde. Clique no item Serviços de Saúde Especializados para o Atendimento dos Casos de Violência Contra a Mulher.

Pronto! Em uma segunda tela, será mostrada uma lista com todos os serviços de saúde especializados do Estado. Você verá o nome, a cidade, o endereço e o telefone de cada unidade. Basta procurar as unidades localizadas no Município desejado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário