quarta-feira, 4 de novembro de 2015

5 coisas que ninguém conta sobre o divórcio

Sou advogada de família, divorciada e mãe. Fazem quatro anos que me especializei em divórcio. Este caminho que percorro como profissional de ajuda e mãe separada vem me ensinando muitas coisas, sendo a principal, a de como sobreviver a muitas crises.

Posso dizer que é um tanto desafiador, principalmente, quando temos que associar ao enfrentamento do divórcio a administração de duas crianças, carreira, dificuldades financeiras e pessoais. Neste post decidi compartilhar um pouco sobre o que não é dito sobre o divórcio!

Então olha só....
  • "Ninguém diz que após o divórcio você se sentirá como um exilado.
  • Ninguém diz que as pessoas realmente vão escolher um lado, e eles vão fazê-loinclusive na sua frente;
  • Ninguém diz como aprender a superar isso. Nem como lidar com seu sofrimento.
  • Ninguém diz como você estará vulnerável e como tudo parece uma merda.
  • Ninguém diz que você vai olhar para o futuro com descrença e ficará se perguntando quanto tempo vai demorar tudo istoe nem que as pessoas que eram tão próximas passam a ser completamente estranhas...
Estes são sentimentos que se repetem nas falas das pessoas que passam pela fase inicial do divórcio. Claro, que muitos vão dizer; “Não isto é assim, comigo será diferente!” Será? Os relatos que recebo tem uma certa constância e frequência sobre estas cinco questões!

As pessoas que está passando por um divórcio são consideradas diferentes! Há rejeição por amigos, afinal como incluir ela/ele em um jantar de casais! Do nada você está sobrando! 

Muitos acreditam que nunca passaram por um conflito como estes! Porque estas coisas aconteçam só com os outros.....Outra crença é a de quem passa por um divórcio é porque fez algo errado!Por favor, ninguém deseja que um relacionamento termine em guerra!  E ninguém pede o divórcio pensando que irá enfrentar um dos piores momentos de sua vida!

Quando a pessoa escolhe pelo divórcio há esperança de que tudo melhorará! A maioria entra no barco do divórcio com a ilusão de que o divórcio é o caminho para a felicidade. Ufaaaa me livrei! Mas.... só lamento o divórcio não é um caminho feliz e fácil! É necessário estar mentalmente preparado para isto, senão o barco vai afundar e você irá sim se afogar. 

Então como lidar com o que ninguém diz :

1. Primeira coisa, se você está pensando em enfrentar um divórcio busque informação! Questione, resolva suas dúvidas e enfrente! Olhe para este processo com realidade e não com achismo. Não dê um passo no escuro. Arme-se de conhecimento! No mínimo você deve saber o que é o divórcio e o que você pode esperar dele! Se você ler algo negativo ou ruim sobre o divórcio não jogue em um canto achando que nada disto acontecerá! Guarde a informação e reflita! 

2. Durante o divórcio muitas pessoas irão te evitar. Ninguém quer ser envolver em brigas e desentendimentos, até mesmo os seus melhores amigos! Deixe eles! Concentre-se nas pessoas que estão lhe dando apoio neste período de dor. Este será um uso produtivo de seu tempo. Quem te deu as costas não importa mais! Siga em frente. 

3.O divórcio significa experimentar a perda,  tratamos da morte de seu casamento. Você deve aprender se adaptar e ajustar a este novo momento de sua vida, assim, poderá lamentar o fim de forma saudável. Se permita sentir a perda. Faça o luto. Há mais de 30 milhões de artigos e livros disponíveis para aqueles que estão lidando com a dor do divórcio. Encontre um artigo ou livro que lhe traga conforto, participe de um grupo de apoio. (Em minha página do facebock (Martína Mädche) já temos um para mulheres em breve teremos um para os homens, já que são dores e conflitos diferentes para cada um.) A chave é a admitir a sua vulnerabilidade e estar disposto a se ajudar e pedir ajuda quando necessário.

4.Sim, tudo pode  estar uma "merda". Você pode estar se sentindo, vulnerável, franco, inclusive traído. Toda perda gera sensação de traição! O divórcio tem o poder de nos deixar de cabeça para baixo. Nossas convicções são todas derrubadas. Você tem que redefinir quem você é e o que você quer da vida. Nesta hora abrace a dor e saiba você ganhou a possibilidade de um novo começo. Procure fazer as alterações necessárias, busque se conhecer. O autoconhecimento fará você sair desta crise existencial!

5. Nenhum advogado  pode dizer quanto tempo seu processo de divórcio durará. Existem orientações legais, mas se não houver um acordo, não há previsão! Então, caso seja instaurado um processo litigioso se prepare! Você terá que ter um advogado acessível, além disto estude, conheça seja pró-ativo, pois a justiça é lenta! E saiba o processo não vai encerrar a briga!

Por fim com já disse, o divórcio não é nenhum passeio no parque. O divórcio não é o fim do conflito. O divórcio não é o caminho para a felicidade. O divórcio põe fim ao casamento mas também coloca em jogo muitas, muitas outras questões que podem ser estressantes. Esteja preparado!

Boa sorte,
Estas páginas são elaboradas para encontrares apoio para curar, superar e seguir em frente!
Caso precise entrar em contato: Martína Mädche
Advogada e Profissional de Ajuda.
Contato: martina.madche@gmail.com
Grupo do face: Separei e Agora? - Apoio para mulheres separadas!
Para homens: em breve

Nenhum comentário:

Postar um comentário