quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Preservando o Espirito Natalino X Separação


Para mim o Natal devia ser um momento mágico, principalmente quando se é criança. Acredito que nenhum adulto tem o direito de roubar esta magia. Claro que quando há uma separação em jogo ambos os pais lidam de forma diferente com os momentos festivos e não podemos controlar o outro lado. Hoje, vivo fazendo a minha parte sou mãe e muitas vezes pai ao mesmo tempo, me sinto sobrecarregada, mas busco preservar meus filhos de agressões, nem sempre consigo e confesso que muitas vezes perco o chão e não sei o que fazer.
O Natal está chegando e como falei para muitos pais separados é um momento complicado. Como lidar então com a ambigüidade do momento, sem afetar o encantamento que deveríamos proporcionar aos nossos filhos. Como manter o espírito natalino vivo para seus filhos. Seguem aqui alguns pensamento e experiência minhas...

Enfatize o positivo. Em outras palavras, se concentre na decoração, nas festas, fazer bolos e bolachas, presentes e cartões de natal.
Se para todos é um sofrimento ver a família divida num momento festivo deixe que seu filho seja o último, a saber.

Não fale da separação do divórcio:
Uma amiga minha disse aos seus filhos, “este é o nosso primeiro Natal como uma família quebrada." Ai, doeu em mim! Ela passou as férias com raiva de seu ex-marido porque seus filhos não foram capazes de desfrutar o Natal que tinham de costume. Para seus filhos curtirem o Natal terás que dar um exemplo positivo, claro que sei que é um momento de superação, e sei porque já passei por isto, mas afinal de contas seus filhos não pediram para estar passando por isto. Não cometa o mesmo erro que a minha amiga fez, permitindo que seus sentimentos negativos invadam o espírito natalino das crianças... ou qualquer outro.
Aproveite ao máximo as horas que você tem com seus filhos:
“Em princípio” ambos os pais amam um filho. “Ambos” querem estar com a criança, tanto quanto possível,  especialmente, durante as festividades. Se você é divorciado, e não tem como compartilhar cada momento das férias com seu filho, isto não significa que você não pode tirar o máximo proveito do tempo que você tem com ele.
Para os homens, por favor, busquem se esforçar mais. Muitos sofrem mais privações de liberdade. Construam tradições novas com seus filhos. Aproveitem o tempo que tem com eles, mesmo que seja pouco. Aproveite positivamente. Conheço um pai que nunca colocou uma árvore, nunca levou os filhos para comprar enfeites de natal nem mesmo para fazer compras de natal, nem aproveitou os dias extras que poderia ter com os filhos durante a temporada de férias. Ele perdeu a guarda na separação então resolveu seguir a sua vida e fez o mínimo pelos filhos. Foi a forma que encontrou de castigar a ex. Esse pai agora se pergunta por que seus filhos são tão distantes. Eles estão distantes porque ele passou o tempo que ele tinha com os filhos focado na raiva que ele tem em relação a sua ex.
Como pai, você tem uma escolha. Natal pode ser um momento de celebração compartilhada com seus filhos, ou pode ser um momento de olhar para o umbigo e se lamuriar. Cabe a você construir novas memórias. A construção de memórias positivas significa construir relações fortes, no Natal e durante todo o ano.
Ame seus filhos em primeiro lugar:
Cresci escutando “casou se ferrou...” ou minha mãe contando o quanto meu pai não prestava....
O foco estava sempre no negativo. Vivi com um peso. Até hoje meus pais se odeiam. Sei que não tenho uma boa relação com meus ex, mas em momento algum busco expor isto para meus filhos não os engano dizendo que somos amigos, mas quando estou com meus filhos mostro para eles que a vida continua. Sim, eles me viram chorando, mas me vêem mais batalhando por momentos positivos e divertidos. Você precisa amar seus filhos mais do que você odeia o seu ex-cônjuge. As férias são para ser curtidas para se viver a alegria de estar juntos para o bem de seus filhos. Seja um adulto e coloque as necessidades e desejos de seus filhos acima de suas necessidades e desejos, e você e seus filhos vão ter um Natal que será preenchido com o espírito sazonal e amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário