sábado, 2 de junho de 2012

Alguns passos para preparar o divórcio



·         Consulte um advogado!
Está pensando em se separar? Sugiro que procure conversar com alguns advogados na área do direito da família. Busque contratar um advogado com experiência, mas não só isto, escolha uma pessoa que lhe transmita confiança e que lhe dê ouvidos. É bom ter um advogado que terá uma abordagem conciliadora durante o processo. É mais fácil e menos caro fazer uma separação amigável. 
Se uma separação amigável não for possível, verifique qual será a postura do seu advogado, veja se este irá lutar por seus interesses e necessidades.
   

  •             Como estão as finanças?
Você precisa de uma visão clara de suas finanças e a do seu cônjuge.  Um dos principais objetivos do processo de divórcio é fazer uma distribuição equitativa dos bens e dívidas. Só assim, é possível verificar o que cabe a cada um. Este é um processo que envolve duas etapas:

- Determine o que você possui:
 Alguns bens conjugais são óbvios. É claro que o lar conjugal, as contas financeiras e os veículos são bens que devem ser divididos de forma equitativa. Outros ativos não são tão óbvios podem incluir obras de arte, os planos de pensões, heranças ou pertences levados para o casamento.
Você deve fazer uma lista de todos os bens possíveis. Reúna toda a documentação relativa a cada ativo incluindo o valor de presentes, quando e onde o bem foi comprado e se ele foi comprado com recursos conjuntos ou separado. Caso tenha imóveis seria bom ter uma avaliação imobiliária recente. Leve a documentação para seu advogado. Certifique-se de manter uma cópia para si.


- Determine o que você deve:

Ao determinar o que você deve não importa em nome de que estes débitos estão, pois a dívida civil será dividida com base em quem é financeiramente mais capaz de pagar Depois de determinar quais dívidas existem, busque os extratos de cada uma mostrando o saldo devedor. Quando levar estas informações para o seu advogado, não se esqueça de manter cópias de seus documentos.


Você precisa de documentação que prove a sua renda e a renda de seu esposo. Se você e seu cônjuge são assalariadas, você vai precisar de uma cópia dos contracheques mais recentes além de sua declaração de imposto de renda.

Determinação da renda se torna mais difícil se o seu cônjuge é autônomo. Nesse caso, as cópias de extratos bancários e demonstrações financeiras do negócio são suficientes. É sempre uma boa idéia fazer cópias de tais declarações antes de separar e arquivar para o divórcio.

Você pode ser capaz de ter uma idéia do quanto o seu cônjuge realmente ganha, mas, pode ser quase impossível determinar o rendimento verdadeiro quando um cônjuge é autônomo. Reúna as informações que você puder e, em seguida, leve para seu advogado.

Após este levantamento será possível calcular o quanto terá para viver após o divórcio. Então faça um levantamento dos seus custos de vida após a separação. A maioria das vezes a renda cai drasticamente após o divórcio. É melhor se preparar através da construção de um orçamento agora, em vez de ser atingido na cabeça com contas que você não pode pagar.
Você terá que estimar algumas despesas, mas é importante para que  tenha alguma idéia do que você precisa para sobreviver em sua nova vida. Também é importante porque vai influenciar a forma como você irá negociar o seu acordo de divórcio. Você precisa saber o que você vai precisar financeiramente, a fim de avaliar suas opções.

Guarda bem as cópias dos documentos financeiros. Leve tudo para seu advogado, pois não é raro, que ao ver que se está prestes a separar o cônjuge, com raiva, saqueie as contas, por orientação de outro advogado. Proteja-se! Se você tem medo de seu cônjuge fazer uma coisa dessas poderá se proteger através da abertura de contas em seu nome sozinho, remover ½ dos fundos das contas conjuntas, e depositá-las em suas novas contas.

Não esconda o fato de você ter feito isso e não gaste o dinheiro. Se for gastar algo documente cada centavo, pois poderá haver uma prestação de contas durante a ação judicial. Você deve discutir com o seu advogado qualquer ação que pretende tomar em relação às contas financeiras conjuntas.

Entre em contato e alerte os credores para o fato de que você está passando por um divórcio. Se houver uma mudança de endereço, certifique-se eles saibam, assim continuará recebendo suas faturas.
Certifique-se de todas as contas de cartão de crédito estão sendo pagos.

A pergunta mais comum que recebo dos clientes é se eles podem ou não sair da casa. Sim, ninguém você não é obrigada a morar com alguém, mas deve entrar com um pedido de separação judicial, consensual ou não, para regulamentar sua saída de casa. Se houver um histórico de violência doméstica discuta com o seu advogado, pois ele poderá requerer uma ordem judicial para afastar o seu marido do lar conjugal.

Atenção quando for se divorciar tenha cuidado com o que irá fazer daqui por diante. Se o haverá um processo litigioso não vá provocar o seu marido, pois ele irá usar qualquer coisa contra você! Isso significa, sem namoro, sem festas, sem sair até altas horas da manhã. Se a guarda é um problema faça de seus filhos a sua prioridade número um, que já deve ser. Este é um momento, especialmente, estressante para os seus filhos e eles precisam de você.

Se você ficar sexualmente frustrado, releve. Sexo é um luxo, não uma necessidade, uma vez que após o divorcio, você poderá ter todo o sexo que você deseja. Por enquanto, não deixe que o seu desejo coloque o em uma situação questionável.

Proteja-se com seus amigos, família e seus filhos. Fique perto de casa, cuide de si fisicamente e emocionalmente, busque apoio espiritual. Comporte-se!
Estas páginas são escritas para encontrarás o apoio para curar, superar e seguir em frente!
Caso precise de apoio entre em contato: Martína Mädche
Advogada e Profissional de Ajuda.
Contato: martina.madche@gmail.com
Grupo do face: Separei e Agora? - Apoio para mulheres separadas!

Para homens: em breve

Nenhum comentário:

Postar um comentário