terça-feira, 26 de setembro de 2017

21 fases do relacionamento de um narcisista com um empata

O empatas são pessoas que são atraídas por um narcisista. Seu relacionamento segue mais ou menos na seguinte sequência.



1) O empata ama profunda e incondicionalmente. Eles se dedicam e se sentem emocionalmente realizados, mesmo que o narcisista não desempenhe nenhum papel para desenvolver um vínculo mais forte. O empata se sente satisfeito e pensa que seu amor é recíproco apenas por estar ao redor do narcisista.

2) O empata possui a falsa noção de que finalmente encontrou um tipo de amor especial e raro que não é para qualquer um. O narcisista afirma e cria essa ilusão que leva o empata a acreditar que eles tem uma ligação especial. O empata sente um vínculo profundo que é quase impossível de se libertar.

3) Às vezes, até parece que o narcisista quer esse relacionamento tanto quanto o empata, mas na verdade, o que eles querem é alguém que investa seu tempo, energia e amor e esteja sob seu controle total.

4) À medida que o tempo passa, o narcisista fará com que o empata se sinta fraco, inseguro e incapaz de fazer coisas simples. O narcisista nunca lançará um ataque aberto, mas usará declarações como "não quer machucá-lo, mas ..." para apontar algumas "falhas". Eles tentarão assumir qualquer coisa que simbolize o controle, como ter o controle sobre a situação financeira e tomada de decisões sobre a família ou compras. A empata será aos pouco cada vez mais desprezado por seus interesses e muitas outras questões que formam sua identidade. Gradualmente, o empata começa a acreditar que ele são inferiores ou incapazes e que "precisam" de alguém para lhes guiar e orientar. 

5) Para o empata, esse relacionamento será tudo ele é está apaixonado. Por amor, eles sempre querem acalmar e animar o narcisista, conversam com eles, apoiam e fazem o que for para que eles se sintam bem. Os narcisistas se projetam como vítimas de seu passado, seus relacionamentos e as circunstâncias. Os empatas são doadores; Eles tentam compensar todas as coisas infelizes que já aconteceu com o narcisista.

6) O empata tem um coração bom e claro e não pode imaginar as feridas profundas e não resolvidas do narcisista os traumas e feridas são diferentes que as suas. 

7) O relacionamento é tudo sobre o narcisista. O empata percebe isso aos poucos, e chega um momento em que ele sente medo de conversar ou lutar por suas necessidades e desejos. Na tentativa de agradar, eles não querem expressar suas verdadeiras necessidades. Eles preferem ser simpáticos do que dar qualquer motivo para não gostarem dele, porém, secretamente, eles não estão muito felizes e satisfeitos.

8) Quanto mais devoção, amor, cuidado, carinho e esforço o empata coloca no relacionamento, mais o narcisista sente o controle total sobre o relacionamento . O empata literalmente dança ao som da música do narcisista. Enquanto o empático continuar a apaziguar/apoiar o narcisista, é impossível detectar qualquer problema no relacionamento. 

9) O problema ocorre quando o empata finalmente desiste e quer romper o relacionamento.
Finalmente, o empata levanta a voz porque não consegue mais acompanhar e atender as necessidades do narcisista. Dia após dia, suas necessidades emocionais permanecem insatisfeitas. Isso acontece porque, desde o início do relacionamento, eles acreditaram que as necessidades emocionais de seus parceiros são tudo o que importa. Quando eles finalmente entendem da necessidade de seu bem-estar também e falam a respeito, eles são taxados de egoístas. O narcisista não gosta disso.

10) O narcisista é um buscador de atenção. Eles ficam satisfeitos quando as pessoas ficam na sua volta. Suas necessidades nunca podem ser atendidas, elas nunca estão satisfeitos. Eles podem mudar de parceiros, abrir um novo negócio, viajar o mundo, se envolver em novas atividades criativas, e assim por diante, porém nunca mais serão felizes. O empata não está ciente desse fato.

11) Quando o empata finalmente explode algo como "Meus sentimentos também são importantes", o narcisista rapidamente chama o empata de "louco". Eles os chamam de excessivamente dramáticos e suas preocupações são infundadas. Este tipo de comportamento desdenhoso são as táticas usadas por eles para obter controle sobre a mente do empata.

12) O empata fica confuso. Por que eles reagiram desta forma o comportamento narcisista está além de sua compreensão. Eles começam a sentir culpa e se perguntam se são dignos de serem amados por alguém.

13) Neste ponto, o empata não consegue entender que eles apenas estão sendo manipulados. Seu parceiro orquestrou tudo ao seu redor para criar uma visão distorcida das circunstâncias. Tudo lhe traz a certeza que o narcisista está certo e que seu comportamento é tremendamente "errado" e perverso.

14) O empático tentará se comunicar com o narcisista com toda honestidade. O narcisista, no entanto, justificará seu comportamento e transfere a culpa para o empata. É normal sentir-se perdido, confuso e ferido. Mas, apesar de toda dor do coração, o empata precisa se acalmar e fazer uma auto-avaliação para descobrir como ficou tão indefesos. É assim que eles começarão a se transformar.

15) O empata saberá que são por natureza são curandeiros. Eles têm a força interior para ajudar os outros nas maneiras corretas, às vezes como um dever e, às vezes, quando a vida os leva a tais situações.

16) O empata tem que perceber a amarga verdade de que nem todos merecem seu amor, cuidado e carinho. Nem todos os que parecem angustiados e infelizes revelam seu verdadeiro eu. Existem algumas pessoas que têm motivos sinistros e têm uma visão muito diferente de relacionamentos e das pessoas. Nem todos pelos quais se apaixonam podem ser confiáveis ​​tão rapidamente.

17) Nessa situação, o empata deve perceber que eles também estão em uma situação muito ruim, algo que o narcisista sempre falou. O empata se anulou e muitas vezes ficou em uma situação muito ruim, mas, no caso o caso do empata é diferente, porque ele faz um esforços positivos para se curar. O narcisista não.

18) Para o empata este será um despertar doloroso. Eles aprenderão com a experiência que terão que avançar.

19) O narcisista continuará como se nada acontecesse e eles são completamente inocentes. Eles não lembrarão por um momento que alguém os amou tão profundamente e intensamente. Eles não se lembrarão do poderoso vínculo que tiveram com alguém e simplesmente se em frente para encontrar um outro lugar. Chegará um momento em que saberão que não podem se conectar com ninguém.

20) O narcisista seguirá. Com o tempo, encontrarão outra vítima.

21) O empata será mais forte, mais sábio e mais cauteloso, pois aprenderão a lição com o tempo e finalmente aprenderão mais sobre carinho e amor.


por Martína Mädche, sou escritora do blog, sendo que este projeto busca inspirar e transformar as vidas de pessoas. Tenho familiaridade com as conversas internas que temos. Conheço pessoalmente o diálogo interno negativo que e se manifesta a vergonha em tudo: relacionamentos, comunicação, parentalidade, o caminhar da vida. Através de minhas experiências familiares e profissionais, procuro ajudar homens e mulheres a percorrerem o processo de libertar-se de suas lutas internas. Nesse blog encontrarão orientações, diversas práticas e treinamentos que visam dar apoio  em momentos de conflito e crise familiares. 

Caso precise entrar em contato: Martína Mädche
Advogada e Profissional de Ajuda.
Contato: martina.madche@gmail.com
Grupo de Apoio do face: Separei e Agora?
Comunidade: Martina.Mädche
Comunidade: Divórcio para Eles
Comunidade: Divórcio para Elas

5 comentários:

  1. Descrição perfeita! Parabéns! Sou Empata e tive uma relação com narcisista exatamente assim.

    ResponderExcluir
  2. Perfeita descrição. Sou casada com um narcisista. Ao todo temos um relacionamento de 33 anos. E é bem assim. Já tive um câncer há 20 anos e foi o que me fez despertar, desde então estou tentando me separar, mas meus filhos eram pequenos e ele ameaçava com alienação parental. Agora que eles cresceram, descobri a traição de muitas, pq ela se mostrou, mas como TB é sociopata, perversamente, negou. Colocou meu celular em nove estabelecimentos comerciais onde comprou e não pagou, com a certeza de que viriam atrás dela pelo número do celular. Foi isto que ocorreu. O recado foi dado. Foi negado. Ele conseguiu que todos o apóiem pq, como ele dá a entender, estou desiquilibrada e querendo destruir a família. Aquela parte onde vc descreve que depois de.algo condenatório, agem como se nada estivesse acontecendo, é totalmente real, isso está acontecendo comigo. O que me mantém no equilíbrio é meu trabalho. Vou compartilhar este texto com algumas pessoas de linha família. Apesar que é tão difícil alguém acreditar, porque é tudo tão surreal. Mas, sigo tentando. Muito obrigada pela clareza do texto.

    ResponderExcluir
  3. Parabens pela matéria, eu sou empata e sofri uma relacao desse tipo,pena que so descobri muito tempo depois que fui descartada e mi vi obrigada a quase implorar pelo amor dele pra que voltassemos pq eu fui a culpada por tudo,mas quando realmente me dei conta eu vi que fui uma vitima,mas gracas a Deus hj terei mto mais cautela e isso me veio como um grande aprendizado!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela a matéria ,pois só de um tempo pra cá é q me dei conta quem eu sou uma empata vivi 32 anos isso tudo, hoje com todas as Minhas forças tento me livrar e tenho certeza q vou conseguir, pois já comecei uma terapia,porque já tentei sozinha e não conseguir, mas tenho certeza q vou conseguir me livrar de quem tanto me fez mal.


    ResponderExcluir
  5. Muito esclarecedor vivo com um narcisista e descobri isso a pouco tempo estou buscando força pra sair dessa situação.

    ResponderExcluir