terça-feira, 29 de dezembro de 2015

VIVER SOB PRESSÃO - O IMPACTO DA CRISE DO DIVÓRCIO - 9 DICAS PARA ENFRENTAR ESTE MOMENTO


O divórcio vem com um pacote de emoções negativas, sendo ele considerado um dos momentos mais estressantes que uma pessoa pode passar, perdendo apenas para a morte de um ente querido. É inevitável que um momento destes gere um impacto devastador em nossa capacidade de funcionar plenamente em nossas vidas.

Quando me divorciei o quadro era um tanto desfavorável. Eu não só desisti de um sonho de ter uma família tradicional para meus filhos, havia a culpa pela incapacidade de manter um relacionamento, a culpa de desistir da relação, a dúvida sobre fazer a escolha certa. Além disto, coincidiu com o fato de eu fechar um negócio que representava um grande sonho para mim, desistir do sonho de ser empresária e encarando o fato de estar desempregada, superendivida, com duas crianças que apresentavam um quadro de estresse ao extremo, assim como eu. Posso dizer que estava vivendo um dos momentos mais estressantes da minha vida sozinha, tendo que ao mesmo tempo ser um exemplo para educar duas crianças pequenas. O que posso dizer é que em um momento de crise como este é impossível dar conta de tudoEm uma situação como a minha, onde parece que todos os seus mundos estão desabando, o maior favor que você pode fazer para si é aprender a relaxar, focar em se manter ativo, saudável e seguir em frente sem ficar preso a uma história. Este, também, é o momento de ser bom para si, começando a se olhar com benevolência, amorosidade e paciência. Se você está vivendo uma situação crítica, seguem minha nove dicas de sobrevivência. O primeiro passo é reconhecer o momento em que estás vivendo e a partir dele ir criando soluções! 
Martína Mädche

1. Certifique-se de prestar atenção às suas necessidades emocionais.

Encontre um grupo de apoio, vá em busca de um terapeuta ou um profissional de ajuda. É preciso orientação, apoio procure alguém que possa ser um guia e que irá iluminar os caminhos que devem ser percorridos. Conversar com alguém sobre este momento vai ajudar muito, já que estamos falando de uma jornada que exigirá muita superação. 

2. Seja saudável

Seja ativo. Encontre um espaço na sua rotina para exercícios físicos ou alguma atividade física. A melhor forma de manter as emoções em equilíbrio é com atividade física, pois ajuda no alívio da tensão, raiva e ansiedade. 

3. Fazer coisas que nutrem a alma.

Ler um bom livro, descansar bastante, tomar um banho quente, desenvolver um novo hobby, comer alimentos saudáveis e nutritivos, além de escolher bem as pessoas na sua volta. Afaste-se de pessoas tóxicas! Cerque-se de pessoas positivas. Este é o momento de escolher um novo estilo de vida que promoverá e fortalecerá sua autoestima. 

4. Foque nos problemas que tem solução
Se você está sobrecarregado vivendo uma situação desconfortável ou dolorosa aprenda a ignorar e deixar de lado por algum tempo algumas coisas. Mantenha o foco em você, no que é possível enfrentar neste momento, o que não for possível deixe de lado. Cada coisa tem seu tempo! 


5. Permita-se sentir.

Emoções são normais, sendo elas emoções negativas ou positivas. O que fazemos com as emoções que estamos sentindo desempenha um grande papel em nossa qualidade de vida. Evite atividades destrutivas, como álcool em excesso, drogas ou açúcar, assim como excesso de televisão, sexo. Alias qualquer excesso ou mecanismo de fuga dos seus sentimentos será prejudicial. Não permita que seus sentimentos tomem conta para viver na vingança ou no papel de vítima gerando uma relação abusiva com seu ex ou consigoSe você está magoado ou com raiva, é melhor encontrar alguém confiável para desabafar.

6. Altere todas suas expectativas 

Ninguém tem controle sobre sentimentos e ações de outra pessoa. Até ´poderíamos achar que havia algum tipo de controle durante o casamento porém isto é uma ilusão! De fato ninguém tem. Agora então quando estamos em frente a um processo de divórcio as amarras se soltam e agora sim não há mais nada de previsível ou controlável. Deixe de tentar controlar qualquer aspecto do que o seu ex possa sentir ou fazer. Deixe de lado as previsões e se concentre em se reestabelecer, deixe a vida seguir seu rumo.

7. Não tome decisões precipitadas.

Quando você está vivendo uma situação altamente estressante quaisquer decisões ou mudanças necessárias devem ser feitas levado em consideração todas as consequências possíveis. Tire um tempo para pensar sobre as coisas e procure por todas as opções possíveis.

8. Agende um tempo para se divertir.

Lembre-se de rir e brincar. Agende e organize atividades regulares que lhe tragam prazer . Mantenha um círculo de amigos. Não é a hora de se isolar dos outros.

9. Deixe ir e sigua em frente.


Leve o tempo necessário para curar os sentimentos de perda, de tristeza de agresão ou de culpaTente olhar para dentro e esteja atento a sua responsabilidade nos problemas que levaram ao divórcio. Perdoe a si mesmo e seu cônjuge e não permita que as questões deste casamento o sigam para o próximo relacionamento.


Estas páginas são elaboradas para ajudar a curar, superar e seguir em frente!
Caso precise entrar em contato: Martína Mädche
Advogada e Profissional de Ajuda.
Contato: martina.madche@gmail.com
Grupo de Apoio do face: Separei e Agora? 
Comunidade: Martina.Mädche
Comunidade: Divórcio para Eles
Comunidade: Divórcio para Elas

Nenhum comentário:

Postar um comentário