sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Como falar com as crianças sobre o divórcio

Martína Mädche

Como falar sobre a separação com seus filhos? Apesar de ser um momento tenso, esta também é uma oportunidade de dizer o quanto os ama, e o quanto estas preocupado com a família. Em princípio estas podem ser a diretrizes na hora de compartilhar a notícia.

Primeiramente, é importante dizer esta conversa só deve acontecer se estiver certo de que o divórcio ou a separação vai realmente acontecer. A seguir coloquei alguns tópicos que considero importantes na hora da reunião.

1) Primeiro converse com seu ex antes de contar para as crianças
Para o bem de seus filhos, é necessário colocar toda a mágoa e raiva de lado, só assim, poderão em conjunto falar sobre os detalhes que precisam ser contados para as crianças. Caso a comunicação entre vocês esteja muito complicada, sugiro buscar apoio de um mediador, coach ou conselheiro, ou simplesmente, convide alguém de confiança para ajudá-los.

2) Se possível, façam esta conversa em conjunto

Isto é importante para as crianças, sentirem e verem que os pais trabalharão em conjunto para o benefício dos filhos. Se os filhos possuem a mesma faixa de idade é interessante que sejam comunicados em conjunto. É importante que cada criança ouça esta notícia diretamente da mãe e do pai; não do irmão que ouviu primeiro. Se seus filhos possuem idades diferentes, seria interessante compartilhar a informação em um encontro inicial, e, posteriormente, se houver necessidade continue a conversa com os filhos mais velhos .

3) Busque se manter a calma e evite culpados

A maneira com esta notícia é levada para as crianças afetará o grau de ansiedade delas. A partir desta comunicação que formaram uma imagem positiva ou negativa do cenário. Evite deixá-los inseguros.

4) que explicação dar?

Claro que não é necessário dar explicações sobre o que está acontecendo em detalhes, mas é interessante dar uma explicação geral, sem dar informações de caráter muito pessoal.

5) Busque explicar como pretendem viver a partir de então.

Como será o senário daqui para frente. O que esperam do futuro! Onde vão morar, o que será necessário fazer e decidir. Explique o que os espera. Sendo que ambos, pai e mãe, continuarão amando eles. Garanta que terão um relacionamento de qualidade com ambos os filhos precisam de ambos inteiros e disponíveis!

6) Reforçando o amor incondicional

Seus filhos precisam saber que o divórcio não é culpa deles. Além disso, reforcem que ambos os pais coletiva e individualmente amarão eles sempre. Evite fazer promessas. Em vez disso, mostre e diga o que fará para manterem o vínculo de amor e carinho. As crianças precisar ter a segurança. Eles não podem nem devem perder um pai ou uma mãe.

7) Seja compreensível com a reação das crianças

Talvez a separação era previsível para as crianças, talvez não. Seja lá como for o impacto é grande, pois mudará e muito a vida delas também. Eles também, terão que articular seus sentimentos, de raiva, tristeza e frustração, sendo que cada crianças reagirá de alguma forma.

8) Esteja disponível para responder a todas as perguntas!

Muito provavelmente, as crianças terão muitas perguntas. Seja honesto e claro nas respostas. Se não souber a resposta a uma pergunta, diga-lhes isso. Haverão muitas oportunidade para responder a todos os questionamentos e diminuir preocupações.

9) Dê-lhes um tempo para eles se adaptarem com a notícia 

É uma grande mudança! Faça um esforço para estar presente quando houver necessidade, demonstre que será uma presença constante na vida deles.

Estas são algumas sugestões na hora de conversar com as crianças. Toda separação traz dor, ninguém é poupado! É necessário ter muita paciência com todos. É interessante trabalhar as mágoas, frustrações e desavenças em terapia. Todos com certeza precisarão.

É necessário deixar as crianças terem acesso a ambos os pais! Não use seus filhos contra seu ex cônjuge isto é um crime contra a infância! Mãe e pai, ambos são necessário para a formação saudável do ser humano! Busquem orientação para negociarem um acordo de convivência igualitário onde ambos possam participar da rotina dos filhos!

Estas páginas são elaboradas para encontrares apoio para curar, superar e seguir em frente!
Caso precise entrar em contato: Martína Mädche
Advogada e Profissional de Ajuda.
Contato: martina.madche@gmail.com
Grupo do face: Separei e Agora? - Apoio para mulheres separadas!
Comunidade: Divórcio para Eles 





Nenhum comentário:

Postar um comentário