segunda-feira, 21 de maio de 2012

Abuso sexual na infância - A Importância do depoimento de Xuxa Menguel

Após, o depoimento emocionado da Xuxa falando sobre violência sexual na infância, decidi escrever algumas palavras sobre isto. 

Não importa a quantidade de denúncias nem mesmo as estatísticas importam, o que devemos ter em mente é o fato de que esse número pode ser bem maior. 

A maioria desses casos não é reportada, tendo em vista que as crianças têm medo de dizer a alguém o que se passou com elas. O que se deve entender é que o dano emocional e psicológico, em longo prazo, decorrente dessas experiências pode ser devastador.

Há poucas experiências mais devastadoras ou mais capazes de infligir sofrimento a longo prazo do que as conseqüências do abuso sexual. Ela rouba a inocência das crianças, a sua segurança e sua confiança nas pessoas. Desaparece o prazer da infância, a alegria e a liberdade. Com o passar do tempo, os sonhos futuros desaparecem, passa-se a sobreviver com raiva, medo, desprezo e ódio de si. Ela rouba da pessoa a capacidade de ver a vida de qualquer outra perspectiva do que com uma lente contaminada. Quando a dor se torna insuportável, muitos sobreviventes de abuso sexual acabam como meio de fuga indo para o caminho das drogas, álcool, automutilação e até mesmo suicidas. As feridas de abuso sexual não são facilmente reconhecidos, nem os seus efeitos são facilmente compreendidos porque grande parte do sofrimento é silencioso, transpira, reside profundeza do espírito humano.

A metáfora de uma ferida inflamada oferece uma maneira de descrever as feridas emocionais do abuso sexual e torna mais fácil compreender seus efeitos.

A vermelhidão do inchaço e dos tecidos inflamados simboliza as feridas visíveis, já a infecção que se espalha sistemicamente e envenena o sangue ilustra as conseqüências difundidas e profundamente enraizadas do abuso sexual. Até a cura, as conseqüências do abuso sexual ficam como uma ferida, não importa quantas vezes uma crosta começa a se formar.

É difícil apreciar o valor da cura quando nunca se experimentou a dor do abuso sexual, nem o processo que o sustenta. Para os sobreviventes do abuso, a dor emocional permeia o cotidiano tanto quanto a dor física enche os dias de pessoas com deficiência. Em ambos os casos, a adaptação à dor é essencial para o enfrentamento e sobrevivência, e sem ela, a vida torna-se difícil, e às vezes impossível de suportar. Apenas quando o alívio finalmente vem que a essência de sofrimento de uma pessoa pode ser completamente realizada. Para aqueles que viajaram a estrada da difícil cura, suas lutas são bem recompensadas. Fora da escuridão, do isolamento e do desespero vêm uma sensação renovada de si e do mundo ao seu redor. Após a turbulência vem a paz, da raiva, vem a aceitação, e do ódio e da culpa o entendimento e orgulho.

A cura não faz, e não pode mudar os acontecimentos do passado ou a realidade do presente. Também não pode apagar as memórias dolorosas. Pode, no entanto, redefinir trágicos acontecimentos do passado e colocá-los num contexto mais aceitável, em que torna possível recuperar o respeito próprio, a auto-estima, o propósito e o controle.

Através da cura, os sobreviventes descobrem uma maneira de canalizar a sua dor em resultados produtivos. Para alguns, ela toma a forma de desenvolver uma maior empatia, compreensão e compaixão para com os outros, enquanto para outros significa tornar-se um pai ou uma mãe mais atenta, um cônjuge / companheiro, irmão ou amigo; que está empenhado em proteger os outros do sofrimento que experimentaram.

As recompensas de cura são de longo alcance. Ela pode ser comparada a um pássaro engaiolado libertado e, em seguida, sentindo a brisa, espalhando suas asas e decolando e pousando sem restrição. Para os sobreviventes significa, sair do ódio, da vergonha, do medo, da culpa que os amarrava e impedia de participar plenamente da vida.

O processo de cicatrização do abuso sexual na infância não é fácil, como em qualquer lesão grave ficará um elemento de dor residual para sempre. A dor serve como um lembrete do que foi e o que pode ser. Assim como tudo na vida, ela serve para se ter um propósito.

Caso suspeite de alguma pessoa denuncie. Disque 100, de seu telefone. Trata-se de um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual.


Este artigo foi escrito baseado nas seguintes informações
http://www1.direitoshumanos.gov.br/spdca/exploracao__sexual/Acoes_PPCAM/disque_denuncia

Ballone GJ - Abuso Sexual Infantil, in. PsiqWeb, Internet, disponível em <http://www.virtualpsy.org/infantil/abuso.html> 2003

São nestas páginas que encontrarás o apoio para curar, superar e seguir em frente!
Boa sorte,
Caso precise de apoio entre em contato: Martína Mädche
Advogada e Profissional de Ajuda.
Contato: martina.madche@gmail.com
Grupo do face: Separei e Agora? - Apoio para mulheres separadas!
Para homens: em breve

2 comentários:

  1. me separei faz um ano e até hoje ele me xinga e me umilha p q devo fazer pra acabar com esse inferno

    ResponderExcluir
  2. me separei faz um ano e até hoje ele me xinga e me umilha p q devo fazer pra acabar com esse inferno

    ResponderExcluir